sábado, 4 de maio de 2013

18 Encontro Nacional de Grupos de Apoio `a Adoção



O evento será nos dias 30 e 31 de maio.
No Brasil existem mais pessoas querendo adotar que crianças em abrigos.



Em maio, Jundiaí (SP) sedia o 18° Encontro Naional de Grupos de Apoio à Adoção. Um dos temas discutidos será a permanência das crianças a espera de adoção nos abrigos. As discussões estão marcadas para os dias 30 e 31 de maio.
De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  4.856 crianças e adolescentes estão aptos para serem adotados no País, enquanto os interessados em adotar passam de 27 mil. O problema é que 90% dos pretendentes querem um perfil de filho adotivo muito específico. Geralmente bebês, brancos e uma grande porcentagem de meninas. A maioria também não aceita adotar irmãos. Com isso, sobram crianças sem um lar. Agora, a Justiça quer mudar esse comportamento.
Na Casa de Nazaré, em Jundiaí, moram mais de 40 crianças e algunas estão há 4 anos esperando por uma família definitiva. A coordenadora Maria Aparecida da Silva explica que as crianças só podem ficar nos abrigos até os 18 anos. E quanto mais velha ela fica, mas difícil é encontrar uma família.
Mas há exceções. A empresária Paula Franco adotou um menino com 6 anos e diz que a experiência mudou a vida dela. Na casa de do casal homoafetivo Fábia e Renata, hoje moram duas crianças, que chegaram com 5 anos. "O meu desejo é que todas as crianças sejam adotadas", completou Maria Aparecida.
Somente na cidade de Jundiaí, hoje existem 132 pessoas cadastradas na Vara da Infância e Juventude para adoção. Nos abrigos, 75 crianças e adolescentes. 38 delas estão em estado de convivência, isto é, quando já vivem com as famílias mas ainda não têm a guarda definitiva.
Quem quiser informações sobre o Encontro Nacional de Grupos de Apoio à adoção deve entrar em contato pelo telefone (11) 4587-4918.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria muito que vocês me deixassem sobre o que posto neste blog.Agradecida