quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Aumento de interessados em adoção que não ligam para a cor da pele






Como mostra os  dados do cadastro nacional de Adoção  houve uma mudança considerável nas preferências sobre crianças à serem adotadas no Brasil.
A cor da pele, a idade, e o sexo preferido pelos adotantes esta mudando muito. Há 10 anos atrás as preferências eram: a maioria dos casais queriam meninas, brancas e com idade entre 0 a 2 ou 3 anos.Mas esse quadro segundo o Cadastro nacional de Adoção está se transformando aos poucos.
Conforme reportagem do Jornal nacional do dia 15 de janeiro de 2013,  o numero de pessoas que não se importavam com a cor  da pele das crianças em dezembro de 2010 eram de 31 % agora já são quase de 40% e caiu também o numero de adotantes com preferência por crianças com menos de 1 ano de idade
.O brasileiro ainda não tem a consciência que abrigos não são vitrines de crianças, nossas crianças abrigadas fogem e muito do protótipo que os pais idealizam como filhos, loura, branca, olhos claros. Nosso país é uma mistura grande de raças, a grande maioria de  nossas crianças abrigadas tem descendencia negra.
Como disse o Juiz da Infância e Juventude Reinaldo Torres de Carvalho abrigo não é depósito de crianças, a criança loira de olhos azuis e cabelo encaracolado não tem na estante .O que existe são apenas crianças, algumas com vários irmãos, outras ainda bebes, algumas outras com algum tipo de deficiência física ou mental e o pior algumas já com mais idades em  que as chances de serem adotadas ficam cada dia mais difícil.
Existe também um outro grupo de crianças enchendo os abrigos do nosso país, filhos de pai e mãe usuário do crack, crianças essa que tem o mesmo direito á ter uma família substituta.
O coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São paulo, Antônio Carlos malheiros diz que :" temos que começar uma nova campanha também em relação a essas crianças, senão nós vamos deixar que surja um novo grupo que será alvo de descriminação".
Quando conheci minha filha adotiva, me dirigi ao centro Técnico do Fórum , a assistente social ao saber a que criança me referia e olhando para mim , pele clara, cabelo loiro e olho verde me disse uma coisa que  me pareceu um pouco de preconceito e me chocou muito, ela me disse com  uma frase assim. " Ela tem traços negróides(palavra que nunca tinho ouvido), referindo-se ao tipo do nariz da Natacha, e a senhora tem que ter consciência que no futuro pode vir a ter um neto  negro".O meu amor pela minha filha, desde qual a conheci, jamais pesou devido a aquele cabelo escuro, todo encaracolado( como um anjo barroco), nem pela cor de sua pele, e muito menos pela sua afro descendencia.
Hoje já fazem 8 anos da Adoção  da minha filha, o amor cresceu muito e ela está integrada a nossa familia independente de tudo, È MINHA FILHA QUERIDA E AMADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria muito que vocês me deixassem sobre o que posto neste blog.Agradecida