sábado, 22 de dezembro de 2012

Quando seu filho perguntar sobre o nascimento e a adoção

- Prepare-se para ser interrogado.
- Considere isso como uma oportunidade.
- Responda somente o que lhe perguntam, não entre em detalhes.
Essas perguntas são características das que fazem todas as crianças, e seus filhos não serão exceção:
- Como saiu o bebê?
- Eu nasci dessa maneira?
- Eu estive na sua barriga, mamãe?
- Por que eu não cresci na sua barriga?
Explique a seu filho que os bebês saem por uma abertura especial que têm todas as mulheres, e que todos nascemos dessa maneira. Que ele não cresceu em sua barriga, mas cresceu na de outra senhora e quando nasceu, você o adotou. Faça-o saber quão felizes estão pelo seu nascimento e que ele faz parte de toda a família.
Quando seu filho perguntar porque não cresceu em sua barriga, pode responder-lhe que tentou, mas não foi possível. E ele teve que vir de outra barriga. Se desejar, acrescente que você queria ter um filho, de modo que ele cresceu na barriga de outra senhora, e quando nasceu, você foi buscá-lo e o adotou.
Não trate de dizer a seu filho mais do que ele pode entender. À medida que cresçam, as informaçãoes também crescerão e serão mais adequadas para eles, segundo a idade que tenham. É importante contar-lhe, não somente de sua história depois de ingressar na família, mas também sobre suas origens e seus progenitores. Este conceito de uma história de vida global resulta num ponto crucial para desenvolvimento de sua identidade, e deve incluir tudo o que sabe a respeito do dia em que nasceu. A criança necessita saber que seu nascimento foi igual ao de todas as outras crianças, que forma parte de uma família, e que as famílias estão compostas por pessoas que vivem juntas e se amam umas às outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria muito que vocês me deixassem sobre o que posto neste blog.Agradecida