sábado, 22 de dezembro de 2012

Filhos adotados de seis a sete anos de idade

Na faixa dos 6 aos 7 anos, a criança pode diferenciar entre adoção e nascimento como modos alternativos de formar uma família. Em outras palavras, reconhece que, ainda que todos entrem no mundo da mesma maneira, pelo nascimento, a maioria dos membros da família o fazem nascendo dentro dela. Também reconhece que ser adotado significa ter dois pais distintos (“os que me conceberam e os que me acolheram e educaram”).
As crianças começam a perguntar sobre sua mãe biológica; as perguntas sobre seus pais biológicos podem vir um pouco mais tarde. Este é um bom momento para mostrar-lhes fotografias, cartas ou recordações de seus pais biológicos. Se não sabem as respostas às suas perguntas, ou se a história envolve um passado complexo ou penoso, responda com “talvez” evasivos, reafirmando o valor das pessoas envolvidas e a dificuldade de sua situação, enquanto reafirma o valor das pessoas envolvidas e a dificuldade de sua situação antes de “encontrar” seu filho.
Permita que pense sobre o tema, inclusive que fantasie sobre seus pais biológicos, induzindo seu filho a aceitar seu papel na família e a desenvolver um grau positivo de autoestima. Suas curiosidades podem derivar de temores sobre temas como que seus pais biológicos apareçam para reclamá-lo, por exemplo; por isso é tão importante que comprove que ele compreenda bem o processo e a razão de sua adoção.
O silêncio e a evasão possivelmente farão com que a criança pense que há algo errado em suas origens e consequentemente, que há algo mal nele. A alternativa é dizer-lhe a verdade do que passou; isto pode ser muito duro tanto para os pais como para o filho, já que no fundo existe uma verdade difícil de aceitar. Mas é mais danoso não dizê-lo, já que a criança percebe mistério, inquietude e silêncio sobre o tema sobre seus pais biológicos e de sua origem.
Esta distinção entre nascimento e adoção é muito importante, é a base de um significado e entendimento mais profundo que emergerá mais adiante. As crianças em idade escolar aumentam sua capacidade para solução de problemas. O desenvolvimento do pensamento lógico, aumento de sensibilidade ao ponto de vista dos outros, e experiência na sala de aula, contribui para este processo. A criança adotiva em idade escolar, pela primeira vez faz um esforço espontâneo para considerar seriamente as circunstâncias que rodeiam seu nascimento.
Por mais que os pais adotivos tentem, será difícil evitar que seus filhos tenham sentimentos de perda e aflição que inevitavelmente irão sentir. No entanto, poderão ajudá-los a superarem estas situações difíceis, entendendo seus sentimentos. Naqueles casos em que seu filho requeira alguma informação que não esteja em seu poder, ofereça-lhe ajuda para encontrá-la.
Um entendimento precoce que emerge sobre a família complica seus sentimentos sobre ser adotivo. Crianças pequenas, geralmente menores de 7 anos, definem a família primariamente em termos geográficos: sua família está composta pelas pessoas que vivem em casa. Não vêem a conexão biológica como necessária para ser membro familiar. Isto significa que as crianças pequenas aceitam facilmente a afirmação de seus pais adotivos, que são parte da mesma família e assim vai ser para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria muito que vocês me deixassem sobre o que posto neste blog.Agradecida