terça-feira, 8 de junho de 2010

Enapa 2010

Sucesso transforma edição do Enapa de MS em marco
07/06/2010 - 07:29



Sucesso total. Esta é a única expressão que pode definir os trabalhos realizados por mais de mil pessoas, durante três dias, que estiveram em Mato Grosso do Sul para discutir adoção, no maior evento da América do Sul sobre o tema. O Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, ficou pequeno para evento tão grandioso.

O XV Encontro Nacional de Apoio à Adoção (Enapa), preparado pela Associação Brasileira da Infância e da Juventude, em parceria com os grupos de apoio à adoção de Campo Grande e Coxim, com apoio do Tribunal de Justiça de MS, reuniu juízes, promotores, defensores, conselheiros tutelares, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, coordenadores de abrigos, pais e filhos adotivos, representantes de conselhos da área de adoção, estudantes e simpatizantes da causa.

Passaram pelo Enapa conferencistas e debatedores de renome como Sávio Bittencourt, Luiz Schettini, Des. Luiz Carlos de Barros Figueiredo, Bárbara Toledo, Suzana Sofia Moeller Schettini, Des. Josué de Oliveira, Katy Braun do Prado, Maria Luiza de Assis Moura Ghirardi, Mônica Labuto, Maria Isabel de Matos Rocha e tantos outros profissionais, que dividiram seus conhecimentos sobre adoção.

Os depoimentos dos pais adotivos, entre uma conferência e outra, foi o que mais emocionou a platéia, que viu desfilar pelo palco do Enapa exemplos de como uma adoção pode modificar a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, enchê-las de amor. Quem participou do XV Enapa entende que adoção não é mais um ato que coloca um filho na vida de um casal, mas propicia uma família para a criança e, este conceito contemporâneo de adoção foi muito debatido pelos participantes. Houve também depoimentos de casais homoafetivos.

Vários temas foram polêmicos como o Direito à Convivência Familiar X Institucionalização Prolongada; a Nova Lei da Adoção e os Cadastros Nacionais de Adoção e de Crianças em regime de acolhimento institucional e familiar; O Poder Público e a Rede de Atendimento dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes; Pedagogia da Adoção: Criando e Educando Filhos Adotivos; Devolução de Crianças; O Papel dos Grupos de Apoio à Adoção; A Escola para um Novo Conceito de Família, entre outros.

Para se ter uma ideia da importância do XV Enapa, muitos conferencistas aproveitaram a oportunidade para lançar livros, em razão de seu alcance e expressividade. E não foi só isso: quem trouxe os filhos para participar do evento pôde contar com o Enapinha: um espaço direcionado para crianças, cujo número passou de 100. Foram disponibilizadas atividades lúdicas e pedagógicas, dinâmicas, brincadeiras, histórias, passeios, enfim, atividades que permitiram aos pais ter tranquilidade para participar do evento.

O Des. Joenildo de Sousa Chaves, presidente da Abraminj e Coordenador da Infância em MS, lembra que a edição do Enapa de MS foi preparada para ser a melhor de todas as edições. “Não há dúvidas, pela reação dos mais de mil participantes, que conseguimos transformar esta edição em um marco. Isso é muito gratificante, visto que mostra a competência e a dedicação da equipe organizadora e mais: as discussões aqui iniciadas demonstram o interesse da sociedade com o tema adoção”, disse ele.

Durante o XV Enapa houve espaço para apresentações culturais como o Coral das Meninas Cantoras de Porto Murtinho, a Orquestra de Sinfônica Municipal de Campo Grande e a dança de meninas representante da etnia Terena. Ao término do evento, foi realizada a eleição do local para a próxima edição do encontro. O XVI Enapa será em Curitiba (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria muito que vocês me deixassem sobre o que posto neste blog.Agradecida